Em 21 de maio de 1971, Marvin Gaye lançou o  disco ´´What’s Going On´´ e mudou  o rumo da black music para sempre.

O álbum foi uma resposta à nação americana que vivia um momento muito conturbado; e se tornou um dos maiores, talvez o maior, álbum de soul de todos os tempos.

Era 1970 e Gaye havia perdido sua grande parceira, a grande Tammi Terrell. Gaye estava no auge, era considerado pelo público e pela crítica, um artista brilhante. Mas, lhe faltava algo.

Marvin Gaye tinha sede para escrever sobre o que estava acontecendo a sua volta, queria falar das mazelas e mostrar saídas para os grandes problemas da época.

A sua gravadora era a Motown, que muitas vezes censurava letras contundentes e de confronto. Marvin Gaye era considerado o melhor compositor do momento e consciente disso, deu uma boa cartada em uma reunião com a alta cúpula da gravadora ; disse que queria gravar suas mais recentes composições sem nenhum tipo de interferência. Gaye não poderia ficar calado e conformado, caso isso não acontecesse, certamente  não renovaria seu contrato com a Motown.

O mundo estava em um momento delicado e os EUA pareciam estar se dilacerando por uma guerra no Vietnã (onde seu irmão serviu); sendo remodelado pelo surgimento de uma geração rebelde e novos costumes sociais; e começando a abordar uma tendência de conflito racial que muitas vezes tinha sido mantida sob controle por meio da violência. 

De tudo isso surgiu um álbum - aprovado com relutância por Berry Gordy (manager da Motown)  - que tinha letras diretas para as questões da época, da guerra às relações raciais, aos problemas enfrentados pela juventude. Não foi um álbum que usava a tese do ´´olho por olho, dente por dente´´ ou o ´´ troco na mesma moeda´´, mas sim, um álbum de observação honesta que pregou o amor e a fé, ao mesmo tempo que acalmou com melodias e produções incríveis. Isso abriu as portas para outras canções que abordavam os problemas do mundo, desde a próxima geração de estrelas da Motown até o hip-hop da década de 1990.

Muitos consideram What’s Going On o melhor álbum de soul de todos os tempos. E ele é  perfeito de fato, do início ao fim. Ótimo para época de sua gravação em 1971 e também para nossos dias atuais

Nosso mundo continua dividido por questões de guerra, racismo, intolerância e polarização política, dessa forma, Marvin Gaye e seu ´´What’s Going On´´ ainda é indispensável!